MURAL DE RECADOS

Xavier Jr.

Com a finalidade de aprofundarmos as exposições da aula de hoje e estimular o aprofundamento da temática proposta através da leitura do livro base para a nossa disciplina, propomos o presente questionário.

Bons estudos a todo(a)s!

Leia o texto que segue e em seguida cumpra o que se pede.

Ao se iniciar o estudo de Teoria Geral do Estado, vem muito a propósito ressaltar a advertência de RALPH FUCHS, enfatizada por EDGAR BODENHEIMER, a respeito da necessidade de se preparar o profissional do Direito para ser mais do que um manipulador de um processo técnico, formalista e limitado a fins imediatos. O de que mais se precisa no preparo dos juristas de hoje é faze-los conhecer bem as instituições e os problemas da sociedade contemporânea, levando-os a compreender o papel que representam na atuação daqueles e aprenderem as técnicas requeridas para a solução destes. Evidentemente - acrescenta BODENHEIMER - certas tarefas a serem cumpridas com relação a esse aprendizado terão de ser deixadas às disciplinas não jurídicas da carreira acadêmica do estudante de Direito.

Há, nessa referência, três pontos que devem ser ressaltados: a)é necessário o conhecimento das instituições, pois quem vive numa sociedade sem consciência de como ela está organizada e do papel que nela representa não é mais do que um autômato, sem inteligência e sem vontade; b) é necessário saber de que forma e através de que métodos os problemas sociais deverão ser conhecidos e as soluções elaboradas, para que não se incorra no gravíssimo erro de pretender o transplante, puro e simples, de fórmulas importadas, ou a aplicação simplista de idéias consagradas, sem a necessária adequação às exigências e possibilidades da realidade social; c) esse estudo não se enquadra no âmbito das matérias estritamente jurídicas, pois trata de muitos aspectos que irão influir na própria elaboração do direito.

E tudo isso está situado entre os objetos da Teoria Geral do Estado, que, embora não deixe de apreciar os aspectos jurídicos deste, vai além disso, cuidando também dos aspectos não-jurídicos, uma vez que se dedica ao estudo do Estado em sua totalidade atendo-se apenas quando surge o direito legislado, ou seja, formalmente positivado. (DALARI, Dalmo de Abreu. Elementos de Teoria Geral do Estado. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 1998.).

Elabore um texto dissertativo com 15 linhas e três parágrafos, no mínimo, discutindo a lição do Dallari, refletindo sobre os principais desafios para o exercício da moderna advocacia.

Marcadores: | edit post
30 Responses
  1. . Says:
    Este comentário foi removido pelo autor.

  2. . Says:

    O Direito é um bacharelado que reúne conceitos próprios de justiça, filosofia, sociologia, história, antropologia, economia, psicologia e principalmente política que busca proporcionar o estudo do bem-estar coletivo. Ao analisar o tal trecho de Dalmo de Abreu Dallari, vemos a necessidade do reconhecimento de tais propostas conteudistas para obter-se um entendimento do espaço social em que estamos inseridos e de como podemos sanar os problemas sociais com a argumentação de justiça social, no qual está intimamente relacionado com o conceito de POLÍTICA visto na aula de Teoria Geral do Estado.
    Os imbróglios enfrentados pela advocacia moderna, familiariza-se diretamente com o mercado de trabalho, cobrança de eficiência, dificuldades da atuação, e alta concorrência. Faz-se necessário o estudo aprofundado do Estado, das leis, decretos e implicações sociais para que se obtenha um destaque no exercício da prática jurídica na advocacia moderna de acordo com tais problemáticas.
    Portanto, indubitavelmente, utilizo a fala de Ralph Fuchs “O profissional do Direito deve ser mais do que um manipulador de um processo técnico, formalista e limitado a fins imediatos.” para complementar a argumentação de que o Bacharel em Direito deve zelar pela harmonia nas relações sociais, agir na defesa das leis e ser fiel à constituição que rege a federação.

    Ass: Isabela Maria Lima de Freitas / 1º Bloco


  3. Bom dia a todo(a)s!!

    Querido(a) Dr(a)s do FIES, podem colocar suas respostas aqui nos comentários!!!


  4. A priori, No ramo das ciências jurídicas, o profissional do Direito, além de ter afinidade com as peculiaridades da sua função, também deve, por meio da concepção da sociedade como um todo, tornar-se mutável juntamente com as relações pessoais existentes nas conglomerações sociais, como os aspectos jurídicos, filosóficos, sociológicos, políticos, históricos, antropológicos, econômicos e psicológicos. Dessarte, é múnus do jurista não limitar-se com as situações do seu cotidiano e ter um discernimento dos problemas sociais e institucionais que o Estado e a sociedade no qual integra apresentam, de forma que possa solucionar tais adversidades exercendo o seu mister concretamente
    Outrossim, cabe salientar que o profissional do direito não apenas deve ter consciência dos conflitos que hão de acontecer no seu espaço social, é necessário que ao dar uma solução aos mesmos, busque elucidar de forma correta e sucinta para que não haja erros que venham a comprometer a coabitação dos seres que compõem a sociedade relacionada. Portanto, o jurista tem que estar a par dos atos que irá praticar para extinguir conflitos e desconformidades apresentadas no seio social.
    Logo, não adentrando nas matérias especificamente jurídicas, é evidente que o profissional do Direito, além de ter conhecimento do que acontece na sua atmosfera social, para que entenda corretamente as singularidades da mesma, deve agir efetivamente no desenlace dos problemas existentes na sociedade com clareza e exatidão sem deixar falhas que favoreçam alguns e comprometam outros.

    José Airton da Rocha Junior – 1º Período


  5. 12/08/2020

    QUESTIONÁRIO - INTRODUÇÃO TEORIA GERAL DO ESTADO: NOÇÃO, OBJETO E MÉTODO.

    Elabore um texto dissertativo com 15 linhas e três parágrafos, no mínimo, discutindo a lição do Dallari, refletindo sobre os principais desafios para o exercício da moderna advocacia.


    No final do ano de 2010, o professor britânico da Universidade de Oxford e presidente da Sociedade para Computadores e Direito, Richard Susskind lançou o livro “The End of Lawyers”, ou “O fim dos advogados” em tradução livre. Este bestseller jurídico provocou uma onda gigantesca de debates dentro da profissão jurídica, sendo saudado como uma inspiração por alguns e como heresia por outros. Susskind argumenta que é cada vez mais improvável que o mercado tolere advogados caros que poderiam ser substituídos por sistemas avançados de tecnologia. A verdade é que, na prática, as inovações tecnológicas na área do Direito podem colaborar com a advocacia, mas não substituí-la.
    Como analisado no estudo de Teoria Geral do Direito, RALPH FUCHS aponta a necessidade de se preparar o profissional do Direito para ser mais do que um manipulador de um processo técnico, formalista e limitado a fins imediatos. O exercício da advocacia moderna é, essencialmente, humano e não sendo possível de ser digitalizado nem automatizado. São exigidos conhecimentos multidisciplinares, conhecer bem as instituições e os problemas da sociedade contemporânea, apreciar aspectos jurídicos e aspectos não-jurídicos, uma vez que se dedica ao estudo do Estado em sua totalidade.
    Portanto, não há fórmulas mágicas ou aplicações simplistas. "...Quem vive numa sociedade sem consciência de como ela está organizada e do papel que nela representa não é mais do que um autômato, sem inteligência e sem vontade." (DALARI, Dalmo de Abreu. Elementos de Teoria Geral do Estado. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 1998). Podemos definir que o Direito na sociedade sem os aspectos humanos não basta, pois passa a não exercer a função para a qual foi criado. Tornando-se, dessa forma, indispensável o profissional do Direito ser um ser atuante e atualizado.


    MARIA ISABELL LEAL DOS SANTOS
    1º PERÍODO - DIREITO/NOITE


  6. De acordo com o poeta Hideraldo Montenegro, “Ás vezes, leis e justiça são coisas distintas”. Seguindo esse pressuposto, e relacionando-o com a teoria geral do estado (TGE) é entendível a premência de repassar ao especialista do Direito o dever de aperfeiçoamento, não somente no processo técnico jurídico, mas também na necessidade de impor ênfase aos imbróglios da sociedade contemporânea.
    No que se refere ao Jurista, ressalta-se, a importância dos conhecimentos dos mesmos aos meios sociais. Tendo em vista, que o estado está sujeito as normas do Direito e as obrigações jurídicas, o bacharel tem que impor o seu papel perante a sociedade, sendo este o do aprendizado sobre os aspectos não-jurídicos, dados pela sociedade, conforme a sua realidade e necessidade.
    Segundo o pensador Albano Ricardo Stefanello, "Direito é o equilíbrio entre a justiça e a lei". Portanto, para uma melhor convivência social, os Juristas devem zelar pela harmonia da sociedade em si, obedecendo às leis e normas. Buscando assim, um melhor aperfeiçoamento do estado. Tento como finalidade obter maior eficácia.

    Ass: Maria Letícia de Farias / 1º Bloco.


  7. Unknown Says:

    O termo direito é o ramo ciências sociais que estuda os sistemas de normas que regulam as relações sociais, ou seja, é um sistema ou conjunto de normas jurídicas. O é um fenômeno de regulação social de enorme importância e, ao mesmo tempo, de grande ambiguidade, pois ele estabelece relações com inúmeros fenômenos tais como a religião, a política, a moral, e a cultura.

    Diante o texto, é nítido a carência de propostas para que possa entender o lado político-social e como controlar todos os impasses causados pela sociedade. A Teoria Geral do Estado busca investigar e expor os princípios fundamentais da sociedade política. Com o avanço da tecnologia trazem desafios a advocacia moderna como dificuldade de atuação, o posicionamento no mercado de trabalho e a alta concorrência, faz com que é necessário o vasto conhecimento no âmbito jurídico, leis e Estado.

    Levando em consideração esses aspetos, é necessário uma alta especialização para estar forte no mercado dinâmico , defendendo assim seus interesses ,e sendo fiel as leis e a constituição.


  8. Unknown Says:

    O termo direito é o ramo ciências sociais que estuda os sistemas de normas que regulam as relações sociais, ou seja, é um sistema ou conjunto de normas jurídicas. O é um fenômeno de regulação social de enorme importância e, ao mesmo tempo, de grande ambiguidade, pois ele estabelece relações com inúmeros fenômenos tais como a religião, a política, a moral, e a cultura.

    Diante o texto, é nítido a carência de propostas para que possa entender o lado político-social e como controlar todos os impasses causados pela sociedade. A Teoria Geral do Estado busca investigar e expor os princípios fundamentais da sociedade política. Com o avanço da tecnologia trazem desafios a advocacia moderna como dificuldade de atuação, o posicionamento no mercado de trabalho e a alta concorrência, faz com que é necessário o vasto conhecimento no âmbito jurídico, leis e Estado.

    Levando em consideração esses aspetos, é necessário uma alta especialização para estar forte no mercado dinâmico , defendendo assim seus interesses ,e sendo fiel as leis e a constituição.


    Alberto Damasceno Nogueira Neto, 2° período.


  9. Unknown Says:

    Quando se fala dos principais desafios para o exercício da moderna advocacia, é notório salientar a necessidade de um bom preparo para com o profissional que irá exercer a profissão do Direito, para que não se torne apenas um mero operador de procedimentos técnicos-jurídicos. Como já dizia o Edgar Bodenheime, Professor de Direito, (no livro Elementos de Teoria Geral do Estado) “O que de que mais se precisa no preparo dos juristas de hoje é fazê-los conhecer bem as instituições e os problemas da sociedade contemporânea, levando-os a compreender o papel que representam na atuação daqueles e aprenderem as técnicas requeridas para a solução destes.”
    Todavia, é importante que todo profissional da área se mantenha atualizado em relação aos problemas sociais que são enfrentados diariamente e quais as suas conclusões devem ser tomadas a fim de que sejam sanadas. Assim como afirma Rafael Fuchs, que o perito em direito, deve se garantir inteirado em relação aos impasses da sociedade atual.
    A sociedade contemporânea luta contra constantes transformações, o que a faz de um local duvidoso, aos sujeitos que dominam essa sociedade recomenda-se permanecer informados e organizados para o confronto e ao especialista em direito deve lidar-se com essas circunstâncias para prover as necessidades de ambas as partes

    Ass: Dalkson Matheus da Silva Rocha/ 1° Bloco - Tarde


  10. O estado moderno e democracia é a base de conceito do Estado democrático, é sem dúvida a noção de governo do povo revelado pela própria etimologia do termo democracia e que houve influência das ideias gregas no sentido da afirmação.
    O governo democrático equivalendo ao governo de todo o povo, ou seja, o governo do povo para o povo, quê neste sentido se inclui, também uma parcela muito mais Ampla do Estado embora ainda se mantivesse algumas restrições.
    Nós dias atuais, para à prática da advocacia, são necessários vários critérios, dentre eles: saber fazer marketing, manter-se atualizado sobre as novidades do setor, e nunca parar de aprender.

    Entretanto, o estado democrático moderno nasceu das lutas contra o absolutismo sobretudo através da afirmação dos direitos naturais da pessoa humana daí a grande influência do Juri naturalistas. Locke, diz que o povo que governar sempre bem, não necessitará de ser governado. Acrescentando que jamais existiu uma verdadeira democracia e nem nunca existirá e a sua conclusão é fulminante.



    2°Bloco


  11. De acordo com o poeta Hideraldo Montenegro, “Ás vezes, leis e justiça são coisas distintas”. Seguindo esse pressuposto, e relacionando-o com a teoria geral do estado (TGE), é entendível a premência de repassar ao especialista do Direito o dever de aperfeiçoamento, não somente no processo técnico jurídico, mas também na necessidade de impor ênfase aos imbróglios da sociedade contemporânea.
    A justiça é o vínculo das sociedades humanas, as leis emanadas da justiça são a alma de um povo. Analisando esse trecho do filósofo, escritor e professor universitário Juan Luis Vives, ressalta-se no que se refere ao Jurista, a importância dos conhecimentos dos mesmos aos meios sociais. Tendo em vista, que o estado está sujeito as normas do Direito e as obrigações jurídicas, o bacharel tem que impor o seu papel perante a sociedade, sendo este o do aprendizado sobre os aspectos não-jurídicos, dados pela sociedade, conforme a sua realidade e necessidade.
    Segundo o pensador Albano Ricardo Stefanello, "Direito é o equilíbrio entre a justiça e a lei". Portanto, para uma melhor convivência social, faz-se necessário a harmonia da sociedade em si. Sempre atendendo e obedecendo às leis e normas. Buscando assim, um melhor aperfeiçoamento do estado, tendo em vista que o seu poder é jurídico, porem, sem perder o seu caráter político. Tento como finalidade obter maior eficácia, e buscar sempre dá voz aos interesses sociais.

    Ass: Maria Letícia de Farias / 1º Bloco.


  12. Lara Beatriz Says:

    Atualmente estamos passando por tempos de grande insegurança jurídica, em que os três poderes vivem em constante conflito entre si. Todos esses conflitos são resultados da atualização e modernização jurídica para acompanhar a evolução social. Temas como a união homoafetiva, transfobia, feminicídio, entre outros, são grandes exemplos de temas que forçaram uma mudança no ordenamento jurídico para resultar em uma adequeção social gerado pela própia sociedade, tendo em vista da necessidade da legalização desse tipo de união.
    Diante da dinamicidade jurídica é de fundamental importância que o Estado imponha limites e controle para que assim os trêS poderes funcionem de forma harmônica e organizada, respeitando sempre a nossa carta magna, a Constituição Federal de 1988.
    É de fundamental importância que todos os operadores do Direito, advogados,promotores e magistrados acompanhem a evolução social e apliquem as mesmas no âmbito jurídico, proporcionando novas teses, decisões e jurisprudência que venham a colaborar e ajudar nas novas Lides sociais.

    Ass: Lara Beatriz de Sousa Barroso


  13. A área da advocacia, embora enfrenta vários desafios na sociedade, os profissionais e acadêmicos desse curso, devem ter um conhecimento amplo e bem elevado, para haver um bem estar social a população, contudo, a advocacia engloba várias áreas do conhecimento.
    Ademais, o bacharelando em direito tem como objetivo buscar o máximo de conhecimento para que não aja algum equívoco na sua carreira acadêmica, e até mesmo profissional, devido as diversas áreas do conhecimento, tem que está sempre atualizado diante as leis.
    Portanto, o bacharelando em direito deve sempre está atento em pesquisas, leituras, para que consiga o máximo de conhecimento, possibilitando uma sensação de bem estar social para a população.

    Ass. Alisson Leite Araújo


  14. A área da advocacia, embora enfrenta vários desafios na sociedade, os profissionais e acadêmicos desse curso, devem ter um conhecimento amplo e bem elevado, para haver um bem estar social a população, contudo, a advocacia engloba várias áreas do conhecimento.
    Ademais, o bacharelando em direito tem como objetivo buscar o máximo de conhecimento para que não aja algum equívoco na sua carreira acadêmica, e até mesmo profissional, devido as diversas áreas do conhecimento, tem que está sempre atualizado diante as leis.
    Portanto, o bacharelando em direito deve sempre está atento em pesquisas, leituras, para que consiga o máximo de conhecimento, possibilitando uma sensação de bem estar social para a população.

    Ass. Alisson Leite Araújo


  15. A área da advocacia, embora enfrenta vários desafios na sociedade, os profissionais e acadêmicos desse curso, devem ter um conhecimento amplo e bem elevado, para haver um bem estar social a população, contudo, a advocacia engloba várias áreas do conhecimento.
    Ademais, o bacharelando em direito tem como objetivo buscar o máximo de conhecimento para que não aja algum equívoco na sua carreira acadêmica, e até mesmo profissional, devido as diversas áreas do conhecimento, tem que está sempre atualizado diante as leis.
    Portanto, o bacharelando em direito deve sempre está atento em pesquisas, leituras, para que consiga o máximo de conhecimento, possibilitando uma sensação de bem estar social para a população.

    Ass. Alisson Leite Araújo


  16. Ao se iniciar o estudo de Teoria Geral do Estado, vem muito a propósito ressaltar a advertência de RALPH FUCHS, enfatizada por EDGAR BODENHEIMER, a respeito da necessidade de se preparar o profissional do Direito. E necessário o conhecimento das instituições e da sociedade na qual é dever do mesmo estar preparado e devidamente colocado para que consiga entender o que deve ser feito e obter êxito na aplicação das regras e leis.
    Ressalta-se também ao analisar a concepção de Dallari a advocacia moderna não pode mais estar presa aos antigos costumes, tendo em vista que os estudos ao direto não se limitam apenas as regras, é de suma importância entender e estudar o que acontece na sociedade e estado para assim aplicar corretamente as regras e direitos. No livro de Dallari diz “...O de que mais se precisa no preparo dos juristas de hoje é faze-los conhecer bem as instituições e os problemas da sociedade contemporânea, levando-os a compreender o papel que representam na atuação daqueles e aprenderem as técnicas requeridas para a solução destes.”
    Portanto finalizo que tudo isso está situado entre os objetos da Teoria Geral do Estado, que, embora não deixe de apreciar os aspectos jurídicos deste, vai além disso, cuidando também dos aspectos não-jurídicos, mostrando que é preciso multidisciplinaridade de conhecimentos para entender a sociedade se adaptar e evoluir.




    Dissertação do pensamento de Dallari sobre a advocacia moderna
    Guilherme Henrique Ribeiro
    1º período de Direito Turno/Noite


  17. A atuação do jurista na atualidade tem se mostrado desafiadora dentro de uma sociedade que busca soluções para problemas cada vez mais complexos, tendo a responsabilidade de se manter atualizado de códigos criados ou retificados com o passar do tempo. Sua função é a de levar justiça aos que estão sendo injustiçados e com isso fazer com que eles tenham seus direitos respeitados.
    O advogado é instruído a manter-se sempre inteirado daquilo que o rodeia numa sociedade, visto que é ele quem estará na linha de frente na procura para solucionar conflitos onde muitas das vezes o profissional terá contato com a ação pela primeira vez, com isso ele deve ter conhecimento não só no campo jurídico, mas também de outras áreas do conhecimento como Social, Histórico, Filosófico dentre outras.
    É cobrado dele também o conhecimento da existência das instituições governamentais e não governamentais atuantes na sociedade. O Advogado deve estar preparado para atuar com essas entidades de forma competente e adequada, mostrando habilidades adquiridas com o ofício da advocacia. O jurisconsulto é um profissional de grande importância na sociedade e a cada dia é mais cobrado e necessário para a coletividade.

    Aluno do curso de Direito, Turno tarde, 2º Período. Roberto Alves


  18. É notório que existem desafios que permeiam a carreira do profissional de direito na atualidade. Tais desafios exigem uma preparação centrada e correta do estudante de direito. Partindo deste pressuposto, faz-se necessário um preparo assíduo e preciso de tal profissional, para que este possa exercer sua profissão de maneira justa e clara.
    Segundo o autor Bodenheimer, para fazer-se bons juristas, precisa-se apresentá-los às instituições e aos problemas da sociedade hodierna. Estes juristas precisam ter noção do seu papel e dos seus encargos que devem ser exercidos perante a sociedade. O texto de Dallari, Elementos de Teoria Geral do Estado, ressalta algumas necessidades que se fazem essenciais ao profissional do direito, dentre estas, a necessidade deste profissional conhecer as instituições nas quais está inserido sendo um desafio por estas instituições muitas vezes estarem em constantes mudanças, tal conhecimento permite que o profissional não seja um alienado diante da sociedade que vive. Ter noção das mazelas existentes na sociedade e as formas e métodos aos quais essas mazelas devem ser conhecidas e suas determinadas soluções, para que não seja apenas um reprodutor de fórmulas prontas.
    Tendo em vista tais elementos, conclui-se que apesar de diversos desafios, uma boa prática jurista é parte de uma solução para os problemas da sociedade. Deste modo, a ética e a dedicação à profissão, deve ser estabelecida desde a formação deste profissional, para que de algum modo, uma sociedade justa e igualitária tanto almejada, seja alcançada.
    DALARI, Dalmo de Abreu. Elementos de Teoria Geral do Estado. 2. Ed. São Paulo: Saraiva 1998.

    Hênio Marcos De Carvalho Brito
    Bloco 1 - Noite


  19. Unknown Says:

    O profissional de Direito é fundamental para a manutenção da justiça na sociedade ,pois, é responsável por decifrar o emaranhado de informação que acomete o cidadão diariamente . Qualquer profissão é formada por inúmeros desafios , no meio jurídico o desafio está presente em toda a carreira ,como por exemplo: baixa remuneração , alta concorrencial , dificuldades da atuação e etc. Por tanto é essencial que o profissional tenha uma boa preparação e indispensável que exista a versatilidade dos que buscam se diferenciar no mercado e superar as exigências.

    Ana Bárbara de Sousa Moura , aluna do curso de Direito,primeiro período , turno tarde.


  20. A advocacia enfrenta desafios diários, os quais com tenacidade são superados um a um, mas tambem passa por atualmente por um momento extremamente promissor, no qual a sociedade está cada vez mais complexa em solucionar incredulidade, dispondo ao profissional de Direito a total responsabilidade em resolver tais problemas. Vale ressaltar, que os desafios que a advocacia moderna defronta são imensurável, desde a baixa remuneração até a dificuldade que o profissional de Direito encontra na atuação. Restituindo aos grandes polos, os escritórios de advocacia, estruturados como verdadeiras empresas, têm em seu topo os sócios,e na base os advogados associados, e os interesses deles, muitas das vezes não são convergentes. Dái outro desafio interno da advocacia moderna.

    Bárbara Lutiely Lima de Sousa Bloco 1-Tarde


  21. Lucila Says:

    Ao iniciar falando das dificuldades enfrentadas pela jurisdição, devemos enfatizar que a teoria de Ralph Fuchs e Edgar Bodenheimer estava e permanece coerente com os dias atuais.
    O profissional do direito precisa manter-se em evidência, procurando abrangesse entre o conhecimento e novas técnicas, dentro da sociedade e das normas jurídicas.
    É notório que nos dias de hoje uma das maiores dificuldades enfrentadas pela advocacia moderna, seja o auto índice de profissionais na área e a dificuldade na atuação, sendo impostas um conhecimento amplo e elevado sobre a sociedade e as leis.
    O profissional do direito exerce uma função essencial para a sociedade, contudo ele deve estar preparado de forma competente para exercer o seu ofício.


    Lucila de Sousa Holanda.
    1º bloco/noite


  22. . Says:

    Ao iniciar falando das dificuldades enfrentadas pela jurisdição, devemos enfatizar que a teoria de Ralph Fuchs e Edgar Bodenheimer estava e permanece coerente com os dias atuais.
    O profissional do direito precisa manter-se em evidência, procurando abrangesse entre o conhecimento e novas técnicas, dentro da sociedade e das normas jurídicas.
    É notório que nos dias de hoje uma das maiores dificuldades enfrentadas pela advocacia moderna, seja o auto índice de profissionais na área e a dificuldade na atuação, sendo impostas um conhecimento amplo e elevado sobre a sociedade e as leis.
    O profissional do direito exerce uma função essencial para a sociedade, contudo ele deve estar preparado de forma competente para exercer o seu ofício.


    Lucila de Sousa Holanda.
    1º bloco/noite


  23. Produza uma resenha, no máximo uma lauda, enumerando os principais autores de cada corrente, segunda preleção do autor Dallai, suas obras e suas ponderações.

    O homem sempre viveu em sociedade, desde os tempos remotos até os atuais, muitos pesquisadores e estudiosos destinaram boa parte de sua vida ao intuito de estudar as relações do homem com a sociedade na qual convivia. De tal forma que este tópico desenvolveu duas correntes de pensamento acerca do assunto, os estudiosos que defendem a teoria da sociedade natural, ou seja, que viver em sociedade é algo natural, e também os defensores da corrente que a sociedade é tão só o produto de um acordo de vontades ou seja, de um contrato hipotético celebrado entre os homens.
    O primeiro pensador a defender a teoria de que o homem vive em uma sociedade é algo natural, foi Aristóteles que dizia que o homem é um ser social por natureza, para ele só um indivíduo de natureza superior ao do homem poderia viver isolado. Para Cícero o ser humano não nasceu para o isolamento, mas com toda a abundância de seus bens, a leva a procurar o apoio comum, já São Tomás de Aquino afirma que a vida solitária é exceção e que se enquadra em uma de suas três hipóteses que são: “excellentia naturae, corruptio naturae e malafortuna.” Já Ranelleti defende que o homem é induzido por uma sociedade natural, ou seja, que associar-se com outros indivíduos é essencialmente para sua existência, e que apenas por meio do convívio social, o homem poderia satisfazer suas vontades. Em síntese a sociedade é um conjunto de interação social entre os indivíduos que nela vivem.
    Já o idealizador da corrente contratualista foi o pensador Platão, que em seu livro “A república”, faz menção a uma sociedade construída sensatamente, sem qualquer alusão a uma condição de vida natural em sociedade. Para Thomas Hobbes, o homem vive em seu estado de natureza, para ele o homem em seu estado de natureza é egoísta, luxurioso e predisposto a agredir ao outro, condenando-se a viver em uma vida solitária e breve. Já Rosseau, afirma que a ordem social não provém do estado de natureza do homem, encontrando em seu fundamento de convenções. Para Locke a constituição da sociedade tinha sua existência ligada a necessidade de conter a” guerra de todos contra todos”. Groppali defende que a sociedade ideal é formada pelos ideais defendidos pelos pensadores Hobbes e Rosseau como estado de sociedade ideal, e que determinadas condições históricas jamais tenha existido.

    Ass: Dalkson Matheus da Silva Rocha, 1° Período/Tarde


  24. A sociedade sempre foi e ainda é repleta de conflitos, a Teoria Geral do Estado, ajuda o profissional do Direito a se situar e se capacitar para resolve-los seja por fins filosóficos, sociológicos, antropológicos ou jurídicos.
    O profissional de direito deve ter conhecimento dos problemas da nossa sociedade atual para conseguir solucionar os desafios impostos da moderna advocacia assim com DALLARI explica no seu livro.
    Os juristas precisam ter conhecimento não só das leis jurídicas mas também das questões morais impostas e saber concilia-las para assim obter um sociedade melhor melhorando simultaneamente a moderna advocacia.

    Marsuel de França Dego Filho - 1º Período Noite


  25. Dallari mostra que na advocacia moderna, o advogado tem que ter conhecimento não só dos aspectos jurídicos, mas também dos aspectos não-jurídicos, para que assim, seja possível chegar na solução dos conflitos. De maneira que seja compreendido todo o âmbito social em que o indivíduo está inserido, levando em consideração suas especificidades.
    Dessa forma, os problemas sociais deverão ser levados em conta na elaboração de uma solução, já que não podem ser aplicadas soluções sem a devida adequação à realidade e às exigências do indivíduo, como por exemplo o meio em que o mesmo está inserido.
    Portanto, é necessário o conhecimento desses aspectos jurídico e não-jurídicos para obter-se êxito na aplicação das regras e das normas que regem a sociedade como um todo, por esse motivo a Teoria Geral do Estado (TGE) tem uma abordagem multidisciplinar de conhecimentos, para assim, ter-se uma aplicação de leis e regras adaptadas para cada situação, embora não deixe de apreciar os aspectos jurídicos na elaboração de soluções.

    Ass: Sávio Barbosa de Araújo Galvão, Bloco 1/Noite


  26. Unknown Says:

    Dalmo de Abreu Dallari, em 1971, publicou seu décimo livro, “Elementos da Teoria Geral do Estado”, com a intenção de auxiliar nos estudos introdutórios do curso de Direito, abordando como tema as principais teorias sobre o estado. As recentes edições da obra foram publicadas com o intuito de obter melhoria nos estudos sobre sociedade e estado.
    O autor apresenta duas vertentes, de um lado, expõe os apoiadores de que o homem vive em sociedade pela sua própria natureza humana e são chamados deterministas. Os principais pensadores desta teoria são: Aristóteles (séc. 384-322 a.C.) e Santo Tomás de Aquino (1925-1974 d.C.). De outro lado, contamos com os contratualistas, no qual argumentam que há uma finalidade social livremente escolhida pelo homem. Os defensores dessa ideia são: Platão (séc. 427 a.C) e Thomas Hobbes (1588-1679 d.C).
    De forma introdutória, a frase “O homem é naturalmente um animal político” de Aristóteles, enfatiza que somente um ser de natureza desprezível ou superior, escolheria viver em isolamento da sociedade. Conquanto, Santo Tomás de Aquino, influenciado por Aristóteles, determina que a vivência solitária se enquadra em três aspectos essenciais: “excellentia naturae”, no qual o indivíduo seja superior aos demais e comunga-se da sua própria divindade; “corrupio naturae”, em fatos que há anomalia mental; “malafortuna”, referente a quando só por acidente, catástrofe, má formação ao nascer, o indivíduo venha a viver isolado da sociedade.
    Platão e Thomas Hobbes, adeptos do contratualismo, defendem que o homem deve decidir unir-se aos seus semelhantes de forma livre e consciente. Em suas obras, “A República” e o “Leviatã” declaram, respectivamente que o homem constitui uma sociedade por meio da sua racionalidade sem qualquer analogia à uma imprescindibilidade natural, e que o homem tem de início um “Estado Natural”, denominando assim um estado de natureza ameaçador que pesa sobre a sociedade e pode enfurecer-se sempre que a paixão silenciar a razão, ou que algo superior fracasse.
    Em suma, as duas vertentes sobre as teorias da criação de uma sociedade para obtenção do estado são válidas. Para um significado completo, basta juntar as duas correntes de pensamento, que tanto o aspecto de que homem vive em sociedade por naturalidade quanto por livre escolha consciente que teremos um entendimento amplo sobre a criação da sociedade e estado. MARCOS RIAN DE DEUS BEZERRA-2* PERÍODO= DIREITO-BLOCO 2-NOTURNO


  27. Breno Sousa Says:

    Em uma sociedade cada vez mais complexa, o papel do advogado é garantir e fazer cumprir os direitos de seus clientes. Embora exista um grande número de profissionais, eles são vitais para a sociedade. Porque a advocacia é uma função indispensável para alcançar a justiça, a democracia e o Estado de direito.
    Hodiernamente,a teoria geral do Estado compreende tudo o que pensa existir ou afetar o país em seu âmbito, de maneira que abrange além de questões jurídicas.
    Em contraste, para Dalari, o estado é uma ordem jurídica soberana cujo objetivo são os interesses comuns das pessoas em um determinado território, e assim para os juristas brasileiros, a soberania não é só do país, mas o país é sinônimo de povo e está amparado pelo ordenamento jurídico e ético.
    Ass: Francisco Breno de Sousa, 1°Período Noturno


  28. Unknown Says:

    Segundo Dalari,o profissional do Direito tem que ter conhecimento para ser mais do que um profissional formalista. Ou seja, precisa conhecer os problemas da sociedade, e compreender o papel que representam e resolverem os mesmos.
    Assim,a Teoria Geral do Estado tem que avaliar os aspectos jurídicos e não-jurídicos, para uma melhor convivência social os juristas devem zelar pela harmonia da sociedade.
    Portanto,o estudante do Direito deve sempre estabelecer a harmonia, para que haja uma formação bem-sucedida e uma sociedade justa.
    Daniela Edna de Brito. 1° período/Tarde


  29. Unknown Says:

    Torna-se perceptível a dificuldade que o profissional do direito encontra diariamente no seu campo de atuação. Essas dificuldades faz alusão ao que Fuchs cita na sua obra, onde, o profissional do direito deve ser mais do que um manipulador, precisando conhecer toda a organização , compreendendo o papel representado por ele.

    Entende-se que desde os primórdios o ser humano vive em sociedade, mas nem sempre se adequa às normas impostas para uma vida de forma harmoniosa. Dallari, Elementos da Teoria do Estado, ressalta que o especialista do direito tem que se preparar para exercer sua função conhecendo desde a organização até o funcionamento, desempenhando assim o seu papel adequadamente.

    Compreendendo estes elementos, conclui-se que o Direito nasceu como forma de solução para os conflitos da sociedade, enfrentando vários obstáculos entre eles a própria justiça, concorrência e baixa remuneração.Sendo assim, não há como este profissional desempenhar sua função com a qualificação exigida pelo mercado. Portanto, deve-se buscar formas alternativas para enfrentar estas dificuldades e na prática de sua função com compromisso


  30. Unknown Says:

    Torna-se perceptível a dificuldade que o profissional do direito encontra diariamente no seu campo de atuação. Essas dificuldades faz alusão ao que Fuchs cita na sua obra, onde, o profissional do direito deve ser mais do que um manipulador, precisando conhecer toda a organização , compreendendo o papel representado por ele.

    Entende-se que desde os primórdios o ser humano vive em sociedade, mas nem sempre se adequa às normas impostas para uma vida de forma harmoniosa. Dallari, Elementos da Teoria do Estado, ressalta que o especialista do direito tem que se preparar para exercer sua função conhecendo desde a organização até o funcionamento, desempenhando assim o seu papel adequadamente.

    Compreendendo estes elementos, conclui-se que o Direito nasceu como forma de solução para os conflitos da sociedade, enfrentando vários obstáculos entre eles a própria justiça, concorrência e baixa remuneração.Sendo assim, não há como este profissional desempenhar sua função com a qualificação exigida pelo mercado. Portanto, deve-se buscar formas alternativas para enfrentar estas dificuldades e na prática de sua função com compromisso


Postar um comentário