MURAL DE RECADOS

Xavier Jr.

Saudações a Estimado(a)s!

Seguem os arquivos da aula do dia - 20/08/2020_CAP. I: DA SOCIEDADE_O PODER SOCIAL.

20/08/2020_SLIDES_UNIDADE I_CAP. I_DA SOCIEDADE_O PODER SOCIAL.

20/08/2020_PDF_UNIDADE I_CAP. I_DA SOCIEDADE_O PODER SOCIAL.


20/08/2020_FÓRUM_UNIDADE I_CAP. I_DA SOCIEDADE_O PODER SOCIAL:

Leia o texto, em seguida cumpra o que se pede.

"Verificando-se, afinal, as configurações atuais do poder e seus métodos de atuação, chega-se à seguinte síntese: a) o poder, reconhecido como necessário, quer também o reconhecimento de sua legitimidade, o que se obtém mediante o consentimento dos que a ele se submetem; b) embora o poder não chegue a ser puramente jurídico, ele age concomitantemente com o direito, buscando uma coincidência entre os objetivos de ambos; c) há um processo de objetivação, que dá precedência à vontade objetiva dos governados ou da lei, desaparecendo a característica de poder pessoal; d) atendendo a uma aspiração à racionalização, desenvolveu-se uma técnica do poder, que o torna despersonalizado (poder do grupo, poder do sistema), ao mesmo tempo em que busca meios sutis de atuação, colocando a coação como forma extrema." (DALARI, Dalmo de Abreu. Elementos de Teoria Geral do Estado. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 1998.).

Com base no texto anterior:

Inicie um tópico no presente fórum postando sua interpretação à cerca de, pelo menos, um dos quatro pontos apresentados por Dallari na sua preleção sobre a síntese das configurações atuais do poder e seus métodos de atuação;

Comente no tópico de pelos dois colegas, preferencialmente, cujos pontos escolhidos para comentar sejam diferentes.

2 Responses
  1. Breno Sousa Says:

    A) O poder, reconhecido como necessário, quer também o reconhecimento de sua legitimidade. O que se obtém mediante o consentimento dos que a eles se submetem.
     Poder : O poder se expressa nas diversas relações sociais.
    Uma relação de poder se forma no momento em que alguém deseja algo que depende da vontade de outro.
    EX: Um funcionário de uma determinada empresa que almeja ser promovido pelo trabalho nessa empresa, mas que não depende somente do seu desempenho, mas também da seu patrão para realizar tal desejo do funcionário.
    Assim, o poder quer ganhar reconhecimento e legitimidade, mas que por vez são bastante indagados pelas pessoas que se submetem a tal causa, sendo assim, por muitas vezes os indivíduos submetidos a esse poder mesmo tendo cometido algum tipo de infração, essa pessoa não admite tal fato, e assim o poder nem sempre tem-se legitimidade que deve ter para essa quebra de elo.
    Ass: Francisco Breno


  2. Por mais que o poder não chegue a ser um instrumento jurídico mais aje como tal, pois ele tem como objetivo o "controle da sociedade" assim como as leis que é um instrumento jurídico tem, sendo assim quanto maior a esfera desse poder mais respeitada será, não diminuindo a sua importância


Postar um comentário