MURAL DE RECADOS

Xavier Jr.

 Saudações a Estimado(a)s!

Seguem os arquivos da aula de hoje - 26/08/2020_CAP. I: DA SOCIEDADE_AS SOCIEDADES POLÍTICAS.

26/08/2020_SLIDES_UNIDADE I_CAP. I_DA SOCIEDADE_AS SOCIEDADES POLÍTICAS.

26/08/2020_PDF_UNIDADE I_CAP. I_DA SOCIEDADE_AS SOCIEDADES POLÍTICAS.


26/08/2020_QUESTIONÁRIO_UNIDADE I_CAP. I_DA SOCIEDADE_AS SOCIEDADES POLÍTICAS:

1. Leia o texto que segue:

Acerca do poder social, a primeira característica a ser estabelecida e a socialidade, significando que o poder é um fenômeno social, todavia pode ser explicado pela simples consideração de fatores individuais. Outra importante característica é a unilateralidade, indicando que o poder é uma imposição de uma vontade que predomina.

Escolha uma opção:

(    ) Verdadeiro.

(    ) Falso.


2. Faça a correlação:

A - Outro anarquista teórico, que, adotando uma posição ultraindividualista, acabou preconizando uma atitude anarquista extremada. Para ele o indivíduo e seus fins são os únicos valores fundamentais. O Estado é mau porque limita, reprime e submete o indivíduo, obrigando-o a se sacrificar pela comunidade. Assim sendo, o terrorismo e a insurreição devem ser considerados justos, porque visam a eliminar as injustiças que o Estado comete.

B - Muito maior importância prática do que os seus antecedentes, adotando em primeiro lugar a denominação de anarquista, publicou numerosas obras, conquistando grande número de adeptos, que tiveram atuação saliente no movimento da Comuna de Paris, em 1871. Depois disso, seus seguidores ingressaram na Associação Internacional de Trabalhadores (Primeira Internacional), organizada por KARL MARX em 1862 e que iria extinguirse em 1874, em grande parte devido aos desentendimentos entre marxistas e anarquistas, intensamente manifestados desde 1872.

C - O antecedente teórico mais próximo do anarquismo. Associando as idéias de autoridade política e propriedade privada, como influências pemiciosas, esperava ele que sua abolição permitisse ao homem voltar ao seu estado natural de simpatia e justiça instintiva.


1 - WILLIAM GODWIN.

2 - MAX STIRNER.

3 - PIERRE JOSEPH PROUDHON.


3. Leia o texto que segue:

Em linguagem mais direta, e considerando as respectivas finalidades, podemos distinguir duas espécies de sociedades, que são: a) sociedades de fins particulares, quando têm finalidade definida, voluntariamente escolhida por seus membros. Suas atividades visam, direta e imediatamente, àquele objetivo que inspirou sua criação por um ato consciente e voluntário; b) sociedades de fins gerais, cujo objetivo, indefinido e genérico, é criar as condições necessárias para que os indivíduos e as demais sociedades que nela se integram consigam atingir seus fins particulares. A participação nestas sociedades quase sempre independe de um ato de vontade.

Escolha uma opção:

(    ) Verdadeiro.

(    ) Falso.


0 Responses

Postar um comentário